top of page

O que é a Missão Q'eros?

 

É um projeto para a preservação e continuidade da Nação Q'eros, no Peru. Os Q'eros descendentes de uma legitima linhagem Inca, um coração vivo e originário deste continente. Ainda hoje falam o Q’echua e mantém a tradição do culto à Pachamama – Mãe Terra, e aos Apus (espírito das montanhas).

Esta nação indígena, após escapar da conquista espanhola, ficou por mais de 500 anos sem contato com o Processo colonial e imperialista de latino-america e o resultado disto é um povo que carrega os ensinamentos ancestrais e a sensibilidade que reinava em nossas terras antes da invasão colonizadora.

São camponeses, pastores, que guardam o amor, o respeito e a comunicação com a terra, ou seja, trazem consigo o Sumak Kausay, o Bem Viver, a dimensão do o Ayni (reciprocidade com a vida), e o Ayllu (compreensão da vida coletiva e em comunidade).

O Q’echua, idioma da Nação Queros é uma das importantes línguas originária dos Andes. Falado por indígenas da América do Sul, principalmente na Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Colômbia e Peru, foi morrendo ao longo da colonização europeia em nosso continente.

Em virtude disso e sabendo da responsabilidade que nos cabe em manter viva a nossa própria história, a ONG Pachamama desenvolve desde 2012 um programa de apoio à comunidade Chalmachimpana (uma das aldeias - anexos - dessa nação), que foi se extendendo com o passar dos anos a outros anexos de Q'eros, promovendo a preservação da cosmovisão andina, a identidade indígena e o resgate da cultura do povo Q'eros.

Ao longo destes anos criamos um vínculo permanente de afeto e fraternidade que reforça a qualidade de vida, dignidade e valorização da cultura da Nação Q'eros. Nossas missões fomentam a soberania econômica, alimentar e política deste povo.

ongpachamama  (13).png
ong pachamama (14).png

Missão Q'eros 2023

O mundo que vivemos está mudando de forma acelerada, inclusive nas altas montanhas. Este ano voltaremos ao povo das montanhas para renovar nossa aliança de dez anos de carinho e respeito mútuo, e acompanhar os desafios que traz a crise climática em Nação Q’eros. 

As neves eternas que cobriam os Apus (picos nevados) já não estão aí para recordar-nos sua pureza. Os arroios que cantavam junto às casas quasi não levam água. Quiçá haverá que renovar o pacto para viver nesta paisagem? O povo Q’eros ten vivido en harmonia com seu entorno desde sempre. Seu vínculo se alimenta pelos gestos ancestrais pelos quais muitos os descrevem como os místicos mais importantes de América.

Este ano subiremos a montanha para renovar nossa aliança de intimidade e respeito, e debater os desafios que chegam a toda a humanidade. Quiçá eles nos ajudem a encontrar algumas respostas.

Missão Q'eros 2022

Em 2022 a Ong Pachamama doou quatorze mil reais (R$ 14.000,00) ao longo do ano de 2022 para ajudar na construção da creche em Chalmachimpana que atende a população de crianças menores de 5 anos deste anexo da Nación Q'eros.

Missão Q'eros 2021

Missão Q'eros 2020

Em 2020 em virtude da Pandemia, a ONG Pachamama não esteve fisicamente presente em Q’eros, mas como todos os anos enviou as contribuições anuais, que inclui alimentos para a época do inverno, alimentos e brinquedos para o natal, e esteve apoiando com recursos para o acompanhamento médico necessário.

 

No ano passado em novembro, tivemos todos a oportunidade de presenciar e participar de um momento muito hermoso em que Fortunato Flores e Martina de Q'eros nos ofereceram por transmissão virtual um Pago, uma Oferenda Andina.

A ONG agradece em nome dos anexos de Hatun Q'eros a todos que fizeram suas doações e contribuíram com recursos financeiros para ajuda-los e nutrir a esperança nesse momento de dificuldade mundial. 

 

Apesar do panorama mundial, os nossos hermanos y hermanas do ayllu de Hatun Q'eros seguem bem, protegidos e saudáveis!

 


 

Missão Q'eros 2019

ONG PACHAMAMA (9).png

SAMANA WASI

Podemos traduzir esta expressão como casa de descanso, casa de renovação,

de aprendizagem.

Na Missão Q'eros de 2018 nos reunimos em assembleia com os Q'eros que nos contaram suas principais necessidades, E para o ano de 2019 pudemos estar junto a eles sonhando em criar um espaço utilizando técnicas permaculturais para que eles possam receber, nutrir e autogerir os turistas que queiram vivenciar o ayllu andino.

O sonho desse espaço os ajudará a fortalecer o processo de autogestão interna dessa comunidade, em que alcancem sua soberania econômica, alimentar e política, em 2019 fizemos uma assembleia com todos os anexos para avaliar a construção da Casa de Repouso: Samana Wasi.

 

Realizações da Missão de 2019 

  • Assembleia geral com apresentação da proposta Samana Wasi;

  • Ritual no local da construção;

  • Exposição pública de fotografias da própria comunidade para fortalecer sua identidade e valorização dos seus modo de viver;

  • Entrega dos kits de alimentos doados pela ONG entre todos os anexos das comunidade.

  • Instalação de novos Painéis Solares e reparo e avaliação dos antigos instalados;

  • Entrega dos kits de iluminação natural (telhas translúcidas) para iluminação natural das casas,

  • Atividade infantil  Projeto Gira Mundo - troca de desenhos entre as crianças do Projeto Taquari (Curitiba - PR - BRA)  e as crianças de Q'eros da Escola Inka Pachacutec;

  • Aquisição de artesanato local para incentivar e difundir a cultura e a arte têxtil de Q'eros.

  • Distribuição e plantio de Mudas e Sementes


 

Missão Q'eros de 2018

Quais são suas

maiores demandas?

 

 

Nutrição

  • Alimentos diversos e folhas de coca - os únicos alimentos que crescem por lá são as batatas e o milho, e a distância para outros povoados é muito grande, por isso precisam de apoio para sua subsistência. 

  • Irrigação para as plantações que ficam no alto – criação de sistemas que os ajudem na manutenção da agricultura básica.

  •  Proteção para os rebanhos – as lhamas são atacadas por pumas e raposas, dificultando a geração de renda para o povo.

 

 

Saúde e Educação

  • Soluções para a evacuação de fumaça – os fogões domésticos ficam dentro das casas e não têm saída para a fumaça, que é a principal causa de doenças respiratórias em crianças e idosos.

  • Remédios à base de ervas para infecções cutâneas, resfriados, tosse, parasitas internos e externos.

  • Artigos de higiene pessoal – pentes, escovas de dente, sabonetes, entre outros.

  • Material escolar.

 

Bem-estar

  • Energia – instalação de painéis solares para geração de energia renovável e independente.

 

 

Algumas frases de peregrinos que estiveram em Q'eros:

 

Q’eros, uma estrela fugaz de esperança que ainda está sob a Terra”

 

“São um povo de absurda simplicidade”

 

“Uma sabedoria que perdemos e que não sabemos nem bem quando e onde”

 

“….Desde los bosques de piedras y frio Queros sigue respirando, e rompe entre nieves la vida de un povo, la épica vida del mistico andino... Nación Queros está viva, vibrante, legendária, en una só lingua del amor!”

 

“eles guardam ali esse segredo, esse de se manterem inocentes”

 

“essa peregrinação a Qeros é um reencontrar com nossa identidade, um aprender de como podemos acertar como humanidade”

 

O que ja foi feito?

Durante a primeira Missão, em 2012, o grupo de voluntários da ONG Pachamama elencou as necessidades da comunidade por meio de assembleias que revelaram as ações prioritárias, servindo como base no plano de ações para nossas próximas missões.

 

Em 2013 a aliança com o Governador Francisco Quespi e a comunidade de Chalmachimpana foi fortalecida e, atendendo ao seu pedido de ajuda, pudemos manter a continuidade das visitas.

 

Em 2014 seguimos o projeto com:

 

  • Instalação de quatro painéis solares que podem iluminar 10 casas e repartem a iluminação com outras casas mais afastadas;

  • Instalação de dois sistemas de irrigação para as pastagens de lhamas e alpacas;

  • Construção experimental de um fogão de alta eficiência que elimina o problema da fumaça das casas e a incidência de enfermidades respiratórias;

  • Entrega de matérias de higiene pessoal e alimentos suficientes para a sobrevivência no duro inverno andino.

 

Entre o período de setembro de 2012 a abril de 2014 já conseguimos entregar mais de 1 tonelada de alimentos para a Nação Queros.

 

Em 2015, a visita à Challmachimpana foi de manutenção e acompanhamento do que já foi feito e ações de serviço como diagnóstico de doenças, avaliação da educação, para poder levar ações adequadas no futuro.

 

Kolpa Kucho é uma comunidade mais afastada da civilização, menos habituada com o contato com pessoas de fora. Nossa meta era aproximar-nos e conhecê-los mais para melhor atendê-los. Fizemos a instalação de 20 painéis solares e principalmente avaliação do necessário para a Missão 2016.

 

Levamos alimentos, roupas de frio e sapatos para as duas comunidades.

A expedição aconteceu de 23 de Setembro a 9 de Outubro.

 

Em 2016 a aliança com o Governador Francisco Quespi e a comunidade de Chalmachimpana foi fortalecida e, atendendo ao seu pedido de ajuda, pudemos manter a continuidade das visitas.

 

Em 2017além da peregrinação, os apoiamos para fazer a alegria das crianças no Natal, o arrecadado na Campanha Natal Q’eros se transformou em alimentos e "regalitos" diversos para as crianças.

Em 2018, Em abril, completando com sucesso o ciclo de apoio material, nossa Missão chegou com benfeitorias a todas as comunidades da Nación Queros. Em julho de 2018, firmando o propósito de apoiá-los em sua cultura e singularidade, fizemos uma remessa para viabilizar a participação em uma feira agrícola de um dos anexos, onde se apresentaram com sua música, artesanato e cultura.

 

Em 2022 a Ong Pachamama doou quatorze mil reais (R$ 14.000,00) ao longo do ano de 2022 para ajudar na construção da creche em Chalmachimpana que atende a população de crianças menores de 5 anos deste Anexo da Nación Q'eros.

Missão Q'eros 2023

 

Em outubro deste ano estaremos de volta ao povo de Q'eros para renovar nossa aliança de dez anos de carinho e respeito mútuo, e acompanhar os DESAFIOS QUE TRAZ A CRISE CLIMÁTICA em Nação Q’eros, e dabater sobre as consequências para toda humanidade.

qeros foto.png

Misayaoc , La risa de la Montaña - documentário

Campanhas de outros anos

bottom of page