top of page

Cultivo de abelhas e colméias

para a Regeneração e Proteção da Vida

Que beleza de cultivar colmeias e abelhas pelas comunidades! Queremos garantir que haja polimerização das abelhas, muita vida e doçuras por todas as terras! Um resultado fascinante equilibrando as natureza das flores no meio ambiente e as lindas abelhas trabalhadoras do mel! Quanta beleza!  

ongpachamama  (7).png

Em 2023 estamos nivelando todos os 4 apiários das comunidades (Casamama, Vale Sagrado, Aoniken e Nhanderu Eté) e unificando o plano de manejo para ter uma visão ampla das necessidades e do vínculo com as abelhas e de seus frutos diretos como mel, cera, própolis, pólem.  E produtos mais sofisticados como velas de cera, hidromel e mesclas energizantes.

 

Em breve abriremos para o apadrinhamento das colmeias e assim ampliar os apiários e cada padrinho e madrinha receberão os frutos dos apiários como um kit com gostosuras dos amieles.  Nós estamos no momento focando nas apis melifera que produz muito mel. Mas já iniciamos o trabalho com as abelhas nativas, também conhecidas como abelhas indigenas, ou sem ferrão, por Aoniken e Casa Intiwatana com uma produção pequenas mas com o incrível trabalho de polinização da mata nativa e fácil manejo.

 

Também vamos construir pequenos hotéis com troncos para as abelhas solitárias que desempenham um trabalho importante no meio ambiente. A mais conhecida é a mangava que poleniza o maracujá. Todas as abelhas são fundamentais para a polinização e nós nos beneficiamos delas diretamente com a nossa alimentação, e indiretamente, com o trabalho inigualável de polinização. 

bottom of page