top of page

1º Festival do Mel

Na Comunidade Aoniken, RS 020, 22.358, Morungava,  Gravataí/RS

Festival do Mel (1).png


Domingo, 12 de nov 
Horário: 9h às 17h  Veja o mapa: aqui

Festival do Mel (3).png

ONG Pachamama realiza o ‘ Festival do Mel: Somos Colmeia’ em Morungava

O I  Festival do Mel: Somos colmeia, acontecerá no dia 12 de novembro de 2023, das 9h às 17h, na Comunidade Aoniken em Morungava, Gravataí/RS (RS 020, Nº 22.358, Parada 103). 

No release enviado aos órgãos de divulgação, está claro este propósito:


“Esse é um Festival para proteger e celebrar a vida! Juntos, vamos fortalecer o vínculo de cuidado e carinho com as abelhas, reconhecendo sua imensa importância à humanidade. É também momento de voltar a ser colmeia, e viver a vida comunitária tecendo o vínculo de amor e consciência à Pachamama”, destaca a presidenta da ONG, Trinidad Aguilar. Segundo ela, a ideia surgiu como uma extensão das ações que já acontecem nas Comunidades Campesinas do Movimento Nación Pachamama, “e busca expandir esse cuidado, sensibilizando mais pessoas para que compreendam a importância da preservação desse seres que garantem a manutenção do ciclo da vida em que todos os reinos de Pachamama se beneficiam”.

Mais oásis, menos desertos!

Em meio a grande crise climática mundial, criar oásis para que as abelhas encontrem um ambiente saudável para sua reprodução e manutenção é essencial. Garantir que nossas grandes aliadas encontrem condições para sobreviver é cultivar um horizonte repleto de esperança para todos nós. E é essa a proposta do Festival, conscientizar crianças e adultos sobre a necessidade de proteção das abelhas e da vida.

O Festival terá atividades lúdicas para as crianças, música, palestras, colheita de mel, brechó, feira orgânica, venda de produtos da comunidade como mel, licores, tinturas e pão de mel, além do plantio de flores mielíferas e almoço comuneiro.

Já estão confirmadas as participações do músico Zé Martins (El Pampa Rosendo Mendizabal), do Grupo Unamérica, uma oficina com o muralista DS Lima e nas brincadeiras teremos Scheila Meira (Tamaya Obelar), campeã brasileira de bumerangue.

Durante o Festival, os visitantes vão poder mergulhar na cultura da apicultura, com palestras com os mestres meleiros Moncho Aguilar e Isaac Obelar que vão fazer demonstrações ao vivo de colmeias, técnicas de coleta de mel e dar a conhecer mais sobre a importância das abelhas na polinização de culturas locais. As palestras também vão abordar a importância da conservação ambiental e da harmonia com a Terra, com a Pachamama. Os presentes terão oportunidade de participar de  um momento ritual de reconexão com estes seres tão especiais. 

Além disso, a parte mais doce do festival será a degustação do mel local e de amostras de mel de outras comunidades da Nación Pachamama, como o mel da Comunidade que fica na Argentina, Casamama Pawcar, região conhecida por produzir o quarto melhor mel do mundo e também da Comunidade Santuário Nhanderu-etê que fica no Paraná.  Também haverá a possibilidade dos interessados adotarem caixas de abelhas em qualquer uma de nossas comunidades. Campanha que está aberta por meio deste site também.

O Festival não irá só agradar o paladar, mas também nutrir as mentes e os corações das pessoas, promovendo uma maior conexão com a natureza e a valorização da riqueza que a Pachamama oferece. É um lembrete de que, por meio do respeito e da harmonia com a Terra, podemos continuar a desfrutar das delícias do mel e da prosperidade que ela nos oferece. Este Primeiro Festival do Mel certamente deixará uma doce impressão e a promessa de futuros eventos que celebrarão a ligação especial entre as abelhas, a natureza e a comunidade.

Una-se a essa Colmeia e doe!

Programação

9h às 10h - Bem-vinda e acolhimento.  

10h - Abertura carinhosa: Somos colmeia: I Festival do Mel

11h - Palestras e conversa: A vida secreta das abelhas! com Moncho Aguilar e Isaac Obelar (Apicultores de Nación Pachamama)

11h - Brincadeiras, jogos e trilhas com as crianças.

13h - DULCIFICAR. Benção do Mel e Almoço familheiro

15h - CineAbelha para crianças. 

15h - Apresentações artísticas 

17h30 - Encerramento 

10h às 17h - Atividades Simultâneas: 

 Feira e Brechó, pintura de Mural, adoção de colmeias, 

Em caso de chuva, o festival será dentro do salão de Aoniken.

Gracias aos nossos apoiadores!

WhatsApp Image 2023-11-05 at 7.18.08 PM (1).jpeg
IMG_9704.PNG
images.png
WhatsApp Image 2023-11-09 at 9.58.23 AM.jpeg
transferir.png
logo_cnpj_biz.webp

Padaria Fleck

Logo CMEC.JPG
WhatsApp Image 2023-11-10 at 6.19.38 PM.jpeg
Festival do Mel (Cartaz) (8).png
Snapinsta.app_330871171_3357961961131080_4211792432467503979_n_1080 (1).jpg
bottom of page