top of page

20ª Conferência entre as Partes acontecerá em Lima, Peru

1 a 12 de Dezembro, 2014

Entre os dias 1 e 12 de Dezembro de 2014 ocorrerá à vigésima edição da Conferência entre as Partes (COP – que é o órgão supremo da ONU do marco sobre as Mudanças climáticas). Junto a ele também acontecerá o décimo encontro da Conferência sobre o Protocolo de Kyoto.

As reuniões ocorrerão no nosso amado Peru, em Lima, sob as bênçãos da Cordilheira dos Andes e será um momento importantíssimo para voltarmos nossas atenções ao clima.

A ultima reunião ocorrida foi em Varsóvia, porém este encontro trará fortes influências já que, em 2015, será celebrado um novo acordo climático em Paris, ou seja, teremos uma reunião que impactará e será decisiva para desenhar este acordo, que visa reduzir os impactos dos gazes de efeito estufa em todos os países.

Pelo Encontro ser realizado em nosso continente, trará um tom de responsabilidade latino americana, e nos dará voz e compromisso no cuidado do planeta.

O Peru já perdeu cerca de 40% de suas geleiras, lembrando que está é a sua principal fonte de abastecimento de água no país.

Um dos temas centrais girará sobre o desmatamento das Florestas (já que ele representa uma das principais causais de emissão de gazes) e o uso de seu solo que se relaciona, em muitos países, a conflitos sociais fortes junto a indígenas, mineradoras, agricultores e ambientalistas.

Por isso, a Amazônia será, novamente, um tema de estudo e preocupação considerando que, mesmo alcançando o menor nível histórico, o desmatamento da floresta amazônica no Brasil aumentou no período 2012/2013, quando atingiu 5.981 km2 (+29%). Mudanças no uso do solo e desmatamento respondem pela maior parte das emissões de gases estufa do nosso país.

Mesmo com mínima vinculação do tema e do Encontro que se aproxima junto a mídia brasileira, é crucial que mantenhamos vigilância e acompanhamento, para que as pressões aos governantes aumente e, junto a isso, os hábitos de consumo da população.

Para mais informações: http://www.cop20.pe/

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page