top of page

A questão indígena no oeste do Paraná e a reconstrução do território Avá-Guarani.

Nos dias 25 e 26 de novembro de 2014, a ONG Pachamama participou do I Congresso sobre “A questão indígena no oeste do Paraná e a reconstrução do território Avá-Guarani”, realizado na cidade de Foz do Iguaçu/PR.

site.jpg

Com a mesa posta e a fala destinada aos próprios indígenas, o encontro serviu como um desabafo sobre a situação hoje existente na região do oeste do Estado do Paraná, onde foi instalada a hidrelétrica de Itaipu e o Parque Nacional do Iguaçu e nas cidades vizinhas de Guaíra e Terra Roxa que vive um intenso conflito entre índios e latifundiários.

Foram apresentadas pesquisas de militantes indigenistas, em especial do trabalho da professora Dra. Maria Lucia Brant de Carvalho, chamado “Das terras dos Índios a Índios Sem terra. O estado e os Guaranis do Oco’y: Violência, Silêncio e Luta.” e representante da Funai.

Fernando Huanacuni Mamani, da chancelaria da Bolívia, nos falou sobre a revolução do Bem Viver boliviana e da soberania dos povos originários, estreitando laços físicos e espirituais com o povo Guarani Avá.

Tratou-se de um espaço para conhecer a verdadeira face do descaso para com as populações indígenas da região e conhecimento do tema.

A ONG Pachamama, que acompanhou e registrou o congresso, apoia todas as manifestações ali ocorridas e comparte da militância para proteção das populações tradicionais locais.

Compartilhamos alguns pontos de atenção levantados dentre os dias de convívio:

• A imensa dor carregada pelos indígenas frente à dominação sofrida em todos os ambitos;

• A forte luta territorial que existe na região, oriunda dos tempos da construção da Hidrelétrica de Itaipu (e a intervenção militar), arrastada até nossos dias pela força do agronegócio;

• O assustador esbulho ocorrido;

• A identidade e língua Guarani posta em cheque, assim como seu mito - o da Terra Sem Males.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page