top of page

Projeto de meditação a adolescentes autores de ato infracional

A Ong Pachamama, através de seus associados Jaisson Custódio (Bob Iriarte) e Amanda Letícia Numer Custódio (Frida Renée Dédalos), iniciou em maio deste ano uma atividade para levar a prática da meditação quinzenal aos adolescentes da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul - FASE¹. A intenção é levar consciência aos adolescentes focando em valores positivos e que serão o futuro da nação, os adultos de “amanhã”.

O projeto da Ong Pachamama junto a FASE tem o objetivo de ensinar os adolescentes a meditar e assim proporcionar-lhes “um re-pensar” sobre o que lhes foi ensinado durante a sua infância e adolescência instigando-os a mudança de valores por eles assimilados até então, trazendo-lhes o benefício de estar em paz, em harmonia e a oportunidade de aprender uma técnica que pode melhorar sua qualidade de vida no atual momento em que se encontram e para o futuro, auxiliando-os a reingressar mais harmonizados no convívio social.

unnamed.jpg

Através de doações dos membros da Ong Pachamama, em setembro desse ano, o grupo de adolescentes praticantes da meditação e os funcionários da Instituição que nos ajudam na realização do projeto, foram contemplados com um manual de um curso chamado Prática dos 21 dias, escrito por Lucidor Flores, inspirador dos grupos de meditação da Mística Andina espalhados pela geografia brasileira, principal articulador da criação da Ong Pachamama e de sua expansão como uma área de serviço coletiva.

A participação dos jovens na meditação é optativa; a aceitação foi crescendo aos poucos. E hoje o grupo de adolescentes dobrou. A atividade está se realizando com êxito, eles demonstram equilíbrio e um respeito admirável, tanto nos momentos de introspecção quanto nos de “bate-papo” e música, realizados após a prática meditativa.

Com o objetivo de transmitir valores e uma “nova” consciência, trazendo uma forma de olhar a vida através de outro prisma, realizamos práticas complementares, ajudando os adolescentes a perceberem-se melhor e à suas emoções e a melhorar sua conduta, estimulando o autoconhecimento. Os funcionários da Instituição têm nos relatado uma modificação gradativa na conduta dos adolescentes, e afirmam também que o associado Jaisson Custódio está tornando-se uma referência masculina na vida desses adolescentes, geralmente carentes de uma figura paterna. O casal que está à frente do projeto sente-se muito gratificado em realizar esse trabalho social e estão muito felizes com os resultados da atividade.

No mês de novembro desse ano a Ong Pachamama, recebeu um convite da FASE, para participar do lançamento da cartilha que se chama “Movimento ensinando a mudança: em busca da felicidade”, contribuindo com um texto e a realização de uma “fala”, durante a palestra de divulgação da cartilha na Câmara dos Vereadores em Porto Alegre/RS.

____

¹A FASE é responsável pela execução das medidas sócio-educativas de internação e de semiliberdade determinadas pelo poder judiciário a adolescentes autores de ato infracional.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page