top of page

Missão África 2017

Com uma série de mobilizações em várias partes do País, o Movimento Nação Pachamama e a ONG Pachamama lançam no Dia da Consciência Negra, uma campanha da Missão África 2017, com uma marca de identidade visual representada pelo baobá, conhecido por sua firmeza e se constituir em um dos símbolos do sagrado do continente africano.

A versão 2017 da Missão dá continuidade a ações em Cabo Verde e Senegal, com foco especial no vilarejo de Keur Baba Alima (Tivaouane/Senegal).

Em 2015, a comunidade de Keur Baba recebeu recursos financeiros para dar início à construção de uma escola para crianças, especialmente meninas, que têm poucas oportunidades de acesso à educação formal. Em novembro, sob a liderança da ONG Pachamama, e parceria com a instituição Madinatou Munawara, o posto de saúde do vilarejo recebeu remédios e pequenos equipamentos como estetoscópios, máscaras de vaporização, medidores de pressão arterial, e caixas contendo gazes. Desta vez, a mobilização que começou agora em novembro tem como objetivo principal a compra de uma ambulância de segunda mão em bom estado de conservação. A aquisição do transporte atende a uma das principais reivindicações de Keur Baba, que tem encontrado muitas dificuldades em deslocar mulheres em trabalho de parto necessitando de cuidados hospitalares e outros casos de urgência.

A Missão também prevê o custeio de uma série de atividades em Cabo Verde na área cultural e social, em parceria com a ong brasileira Semente das Artes, voltadas para projetos sociais e ambientais, entre elas a Percussão Ambiental (percussão feita com instrumentos confeccionados com materiais recicláveis), biodança, permacultura, roda de sonhos, palestras, e ajuda para custeio de customização de blusas t-shirt por mulheres de comunidades carentes da Ilha de Santiago.

Parte dos gastos (transporte,alimentação e hospedagem) com o grupo que vai para os dois países, deverá também ser coberto com o dinheiro arrecadado na campanha.

A Missão tem ainda por objetivo aprofundar o conhecimento e valorização da cultura africana e afro-brasileira, manter intercâmbios, fortalecer relações de amizade, carinho, solidariedade e cura de vínculos coletivos passados marcados pela escravidão negra.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page