Comunidade Campesina Vale Sagrado Arco-Iris, localizada na Colônia Cascata, 5º Distrito, Município de Pelotas/RS

53 99923 2211

pachamama.nossaong@gmail.com

  • Google+ Clean
  • Twitter Clean
  • facebook

Ong Pachamama

Desde 2006 atuando no Brasil, América Latina, África e Ásia.

Nota de apoio à população de Correntina, que se levanta em defesa dos Rios e da Vida

November 11, 2017

 

A Ong Pachamama vem manifestar seu apoio à população de Correntina que se levanta em defesa dos Rios e da Vida. No dia 2 de novembro, milhares de trabalhadoras e trabalhadores se manifestaram em defesa das águas do Rio Arrojado e Rio Correntes, no oeste da Bahia, e denunciaram a destruição do Cerrado para o plantio de monoculturas e o consumo desproporcional de água pelas fazendas (aproximadamente 100 vezes mais água do que todo o município em questão utiliza, tendo mais de 33 mil habitantes).
O comitê da Bacia do Rio Corrente, em 2015, deliberou que não houvesse mais concessão para uso de recurso hídricos na bacia e o Ministério Público Estadual, em 2016, já havia recomendado ao Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema) que não concedesse novas outorgas para grandes empreendimentos sem antes realizar estudo de viabilidade hídrica na região.
Muitas foram as tentativas de diálogo, com manifestações nas ruas e realização de audiências públicas, mesmo assim as outorgas continuaram sendo concedidas.
O levante do povo que se deu no oeste baiano em defesa das águas é uma expressão clara de luta por soberania popular e pelo direito humano fundamental à água. Isso nos remete ao desastre de Samarco (em Mariana/MG) onde morreram 19 pessoas e toda a Bacia do Rio Doce. Recordamos ainda da guerra pela água ocorrida em Cochabamba, região central da Bolívia, onde há 17 anos trabalhadores se levantaram contra empresas multinacionais retomando o controle sobre suas águas e, recordamos também da ativista hondurenha Berta Cáceres, assassinada por lutar na defesa do Rio Gualcarque.
É, portanto, um conflito não exclusivo do oeste baiano: o que acontece em Correntina está estritamente ligado às disputas mundiais pelo uso e controle das águas. Defendemos Pachamama, Mãe Terra, nossa casa comum. Ela não cumpre com expectativas patriarcais e não privatiza seus recursos nem seleciona quem pode acessá-los, senão que os oferece para livre usufruto de todos, A VIDA está à frente dos interesses individuais.
A população ribeirinha, os cuidadores e guardiões dessas terras e das águas dessa região precisam ser ouvidos e atendidas as suas necessidades.
Damos nosso apoio e solidariedade a todos que lutam pelos direitos humanos e pelos direitos dos Rios.
Somos todos Rios, Somos Vida!
Sejamos a Voz de Pachamama!

Em apoio à nota de solidariedade do Movimento dos Atingidos por Barragens: http://www.mabnacional.org.br/noticia/nota-solidariedade-ao-povo-correntina

 

 

Please reload

Featured Posts

20ª Conferência entre as Partes acontecerá em Lima, Peru

December 17, 2014

1/3
Please reload

Recent Posts

November 15, 2019

February 20, 2019

November 17, 2017

Please reload

Archive